º
Lugar no Consumo de Agrotóxicos
O Brasil bate recordes de produtividade nas safras agrícola. A revolução verde possibilitou o avanço da agricultura por todo o território nacional, mas essa intensificação que levou o Brasil ao maior consumidor mundial de agrotóxicos tem impactado negativos relacionados a possíveis descontroles no uso e manejo destes compostos químicos.
Impacto Ambiental
O uso de defensivos agrícolas é intenso nos cultivos brasileiros e possibilita uma grande diversidade de efeitos, podendo atingir organismos que não sejam o alvo de seus usos, ocasionando desequilíbrio ecológico.
Estudos mostram que os agrotóxicos estão atingindo também predadores naturais presentes normalmente na cultura aplicada, e estes organismos naturais poderiam estar contribuindo como controle biológico natural de predadores nocivos.
A aplicação de forma errada destes agrotóxicos repetidas vezes e com altas dosagens não é rara e influi diretamente na pressão sobre a biodiversidade.
O solo também é afetado pelo uso dos agrotóxicos e os organismos que vivem nele também sofrem impactos, como os microrganismos que podem aumentar ou diminuir de população e o resultado desta interação é imprevisível.
Devido às grandes reservas aquáticas do Brasil, preocupa-se com a presença de defensivos nos rios, lagos e no mar. Estudos têm detectado agrotóxicos em diversos sistemas aquáticos e desestabilização destes ecossistemas, por fim, o ser humano acaba consumindo os seres aquáticos que podem estar contaminados com agrotóxicos.
A presença de lavouras próximas de rios indicam um perigo de contaminação de águas que podem estar sendo utilizadas para o abastecimento de zonas urbanas ou outras produções agrícolas, por conta disto, o perigo dos agrotóxicos podem atingir maiores dimensões.