Perguntas Frequentes
O que é um programa de extensão?
É um conjunto de projetos de extensão com um objetivo maior em comum que parte de uma iniciativa de estudantes, técnicos e professores de uma universidade.
Como os alunos da UFU se desenvolvem dentro do programa?
Desenvolvem-se exercendo uma função fixa no organograma (diretorias e atuações em projetos) e através de suas próprias propostas para desenvolvimento da fruticultura e olericultura.
Como posso trabalhar no Programa Pomar?
A pessoa interessada em trabalhar no Programa Pomar deve ser vinculada a Universidade Federal de Uberlândia.
Como funciona as parcerias com o Programa Pomar?
As parcerias são realizadas pelo reconhecimento mútuo e pela proposta de atividades conjuntas entre o Pomar e seu parceiro.
Como o Programa Pomar se mantém?
O Pomar se mantém com recursos da Universidade Federal de Uberlândia e de seus parceiros e apoiadores.
Qual o objetivo do Programa Pomar?
O Pomar atua com o objetivo de desenvolver a fruticultura e a olericultura no Alto Paranaíba por meio de projetos e articulações publico-privadas.
O que é olericultura?
O termo Olericultura é derivado do latim olus hortaliça e colere cultivar e, portanto, é utilizado para designar o cultivo de certas plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são diretamente utilizadas na alimentação humana, sem exigir industrialização prévia. As hortaliças também são denominadas por cultura olerácea e são popularmente conhecidas como verduras e legumes. A olericultura não é sinônimo de horticultura, sendo este último mais abrangente, referindo-se à produção de uma grande diversidade de culturas comestíveis ou ornamentais. Segundo a Sociedade Brasileira de Olericultura do Brasil, além das verduras e legumes por nós conhecidos, devem ser incluídas entre as culturas oleráceas, a melancia, o melão, o morango, a batata doce, a batatinha, o inhame, a mandioquinha-salsa, entre outras.
Porquê desenvolver a fruticultura e a olericultura?
Estes dois setores da agricultura são fundamentais na econômia e na cultura do campo. Além do grande benefício para a saúde do consumo de frutas e hortaliças, a produção destes alimentos representa o setor que mais emprega trabalhadores no campo e movimenta a economia de pequenos produtores e produtores familiares através da produção, processamento e comércio.
Porque há vários projetos?
Os projetos, apesar de serem bastante distintos, têm como objetivo desenvolver a fruticultura e olericultura por caminhos diferentes.
O Pomar oferece assistência técnica?
O Pomar não oferece assistência ténica, mas sim, assessoria a pequenos produtores. Com a assessoria, iremos buscar por parceiros, instituições ou indivíduos que possam solucionar as demandas destes produtores.
Tem mais perguntas? Você pode envia-las pelo formulário abaixo que te responderemos por email: