Canal de Noticias

Join our mailing list

Never miss an update

Search
  • Marília Castro

Programa Pomar visita Núcleo de Fruticultura


Os integrantes do Programa Pomar saíram ao amanhecer do dia 15/05/2018 em direção ao Núcleo de Estudos em Fruticultura na fazenda experimental da Universidade Federal de Uberlândia Água Limpa a alguns quilômetros de Uberlândia.

A propriedade conta com 300 hectares de terra, sendo desses 175 hectares destinados a reserva ambiental, os outros 125 hectares são destinados a fruticultura e olericultura, onde já na entrada podemos observar a produção de mamão, acerola, manga e outras frutas.

A visita se iniciou no SEFRU, uma pequena agroindústria de polpas de fruta situada na fazenda. A agroindústria produz 9 tipos de polpa diferente, além de mixes de sabores, e as armazenam em suas câmaras frias para manter a qualidade até o momento de expedição. Essas polpas, que produzem um suco de alto valor nutricional e saborosíssimo, são destinadas aos Campi de Uberlândia e ao Hospital de Clínicas de Uberlândia, o hospital em particular, devido às exigências hospitalares, necessita de alimentos com altos padrões nutricionais e de higiene.

A propriedade é mantida por funcionários próprios, servidores da UFU e estudantes da UFU e de outras universidades. A propriedade é dirigida pelos professores Dr. Paulo Roberto Bernardes e Dr. Maurício Martins.

A fazenda possui campos de plantio de diversas cultivares interessantes, como o pequi sem espinhos descoberto pelo professor Kerr, maracujazeiros, pés de goiaba, 19 variedades de manga, pés de abacaxi, café, um açude de peixes, dentre outros. A propriedade também conta com uma grande extensão de terra para receber o plantio de soja e uma instalação de monitoramento meteorológico que serve como referência em todo estado mineiro.

A Fazenda Água Limpa é um local em que une os três pilares de uma universidade, ensino, pesquisa e extensão, além de ter uma função social ao gerar empregos para famílias que lá vivem e dependem de sua prosperidade.

O Núcleo de Estudos em Fruticultura, é um dos órgãos da Universidade Federal de Uberlândia que correspondem aos valores do Programa Pomar e que com a troca de experiências podemos agregar em nossas propostas. O Programa Pomar agradece pela excelente experiência e recepção dada pelos professores Paulo e Maurício na Fazenda Água Limpa.

#Parceria #uberlandia #visita #nucleo

33 views0 comments