Canal de Noticias

Search
  • Marília Castro

Projeto Pomar realiza visita ao assentamento Frei Tito


Na segunda-feira, dia quatro de julho, integrantes do Projeto Pomar realizaram uma visita ao assentamento Frei Tito. Localizado no município de Patos de Minas, divisa com Coromandel, o assentamento também mostrou potencial para a produção de frutas no Alto Paranaíba.

Em uma reunião, com presença da maioria dos produtores, representantes do projeto apresentaram os objetivos e iniciativas do mesmo, ressaltando a importância do fomento da fruticultura na região e os benefícios que a implantação dessa cultura podem trazer para os produtores e suas famílias. Victor Araújo, integrante do projeto, falou sobre a importância do conhecimento técnico e científico para que a produção atenda às expectativas. O agrônomo integrante do projeto Ariel Costa, ressaltou que é importante planejar com detalhes cada passo dado para que, quando implantada, a fruticultura traga resultados satisfatórios para todos.

A Prof. Maria Raquel Caixeta falou sobre a importância de trabalhar em comunidade em iniciativas como essa, e ressaltou que as parcerias do projeto são fortes e que teremos boas condições para ampará-los, na maior parte das suas necessidades. A professora Isabela Costa ressaltou que os integrantes buscaram, desde seu início, alicerçar bem o projeto, e salientou também a importância do planejamento neste processo e em todas as etapas vindouras. Foi apresentado ainda, o interesse do SEBRAE em trabalhar com o associativismo, cooperativismo e empreendedorismo junto aos moradores do assentamento, que são conceitos importantes para ampliar o potencial da produção dos produtores.

Após as colocações dos membros do projeto, foi aberto um espaço para dúvidas e comentários dos moradores, que rapidamente mostraram que as maiores limitações enfrentadas no assentamento são por falta de conhecimento técnico, científico, econômico e burocrático. Os integrantes do projeto se colocaram a postos para resolver e ajudar com as questões apresentadas e com outras que puderem surgir, uma vez que o objetivo do projeto é fornecer todas as ferramentas, técnicas e científicas, para que os participantes possam produzir e comercializar sua produção.

Concluindo a reunião, os produtores se mostraram bastante interessados em fazer parte do Projeto e em darem os primeiros passos para a implantação da fruticultura naquela região. A visita então foi encerrada com um bate-papo aberto entre os membros do projeto e produtores do assentamento. Mais uma parceria para o fomento da fruticultura regional foi firmada.


23 views0 comments