top of page

Canal de Noticias

Join our mailing list

Never miss an update

Search
  • Writer's pictureMarília Castro

Projeto com foco na agroindustrialização de alimentos se aproxima de iniciar as atividades


O Programa Pomar e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas estão em fase de concretização de uma grande parceria para fomentar a transformação de frutas e hortaliças através do Projeto Transformar. O Projeto Transformar irá estimular o desenvolvimento econômico no município e na região, por meio da agroindustrialização de alimentos, através da capacitação técnica de pequenos produtores rurais, alunos da Universidade Federal de Uberlândia e funcionários públicos municipais.

A parceria entre o Programa Pomar e a Prefeitura Municipal para o Projeto Transformar consiste principalmente da cessão de um espaço na Central de Abastecimento, denominada CEASA Regional Patos de Minas. No espaço cedido pela Prefeitura, será onde ocorrerão as atividades de agroindustrialização de alimentos e a realização de cursos técnicos, com a produção de doces, minimamente processados, geleias, sucos, polpa de frutas, frutas cristalizadas, entre muitos outros derivados. O local, dentro da CEASA, onde se encontrará a agroindústria irá contribuir com a proposta do projeto, pois o objetivo principal da CEASA Regional é estimular e organizar o comércio de frutas e hortaliças trazidos diretamente do campo por produtores.

O Programa Pomar em colaboração com a professora do curso de Engenharia de Alimentos Dr. Vivian Schidmt, CEASA, Prefeitura Municipal e Prefeitura Universitária da UFU, realizou neste mês de outubro, visitas técnicas ao local das instalações da agroindústria com o objetivo de estudar adaptações ao espaço para adequá-lo à atividade de manipulação e transformação de alimentos.

A agroindustrialização é um importante segmento de estudo e atuação do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFU em Patos de Minas, e o Projeto Transformar irá propiciar aos estudantes de Engenharia de Alimentos e aos estudantes dos demais cursos do campus, a oportunidade de atuar em um contexto real e produtivo, semelhante ao contexto e à atuação nas indústrias de alimentos.

O Projeto Transformar irá proporcionar aos estudantes de Engenharia de Alimentos e aos dos demais cursos, a oportunidade de aplicar os seus estudos na prática e de se capacitar nos aspectos técnicos e de convivência profissional. A experiência obtida irá contribuir para transformar o estudante em um profissional mais qualificado e criar para ele mais oportunidades para atuar no mercado.


52 views0 comments
bottom of page