Canal de Noticias

Search
  • Marília Castro

Pesquisa é realizada pelo Pomar com pequenos produtores


Durante os dias 17 e 18 de agosto foi feito um levantamento de informações diretamente com os pequenos produtores rurais que fazem a comercialização de seus produtos em feiras da cidade de Patos de Minas e também em centros de distribuição da região. No dia 17 de Agosto a pesquisa foi aplicada nos comerciantes da Feira que ocorre na praça do Rosário, nas sextas-feiras das 14:00 às 19:30 h. No dia 18 a pesquisa continuou na Feira Livre do Produtor Rural que acontece todo sábado no Galpão do Produtor e tem início as 6:00 e término às 11:00 h.

As feiras são tradicionais na cidade, algumas ocorrendo há mais de 25 anos, o variado comércio de seus produtos inclui frutas, legumes frescos, doces, biscoitos, queijos artesanais entre outros diversos produtos produtos.

Além de promover uma relação mais próxima do campo com a comunidade urbana, as feiras livres são meios de comprar produtos baratos e de alta qualidade. Segundo alguns comerciantes pode-se encontrar muitos produtos orgânicos e servem também como uma alternativa para a pouca variedade dos supermercados.

A agricultura familiar é capaz de promover inclusão social e redução das desigualdades econômicas. Um aspecto importante é que muitos produtores possuem como única fonte de renda o comércio de sua produção em feiras, tornando-se necessário todo apoio da população para que eles consigam continuar este trabalho.

As informações coletadas na pesquisa servirão como direcionamento para compreender como está a atual situação destes produtores e como o Programa Pomar pode atender as carências através dos nossos projetos. Como esperado, os comerciantes se mostraram receptivos e atenciosos. A troca de experiências e informações foi gratificante para os membros e o Programa Pomar agradece mais uma vez aos produtores rurais que participaram da pesquisa.


34 views0 comments

Nos acompanhe em nossas redes sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram