top of page
INOVAÇÃO E AUTOMAÇÃO RURAL APLICADA
Objetivo do Projeto
O projeto faz o diagnóstico e mapeia o perfil tecnológico dos pequenos proprietários rurais no município de Patos de Minas e com os resultados realiza o planejamento de ações visando a implementação de tecnologias sociais.
Tecnologia no Campo
O uso da tecnologia no campo tem um crescimento significativo visando aumentar a produtividade e facilitar a vida do produtor rural. Durante muitos anos, a modernização da agricultura foi direcionada para as grandes propriedades. Somente nas últimas décadas, a agricultura familiar passou a receber maior atenção e os investimentos em políticas públicas para este fim começaram a ter melhores resultados.
A consolidação de Tecnologias Sociais (TS) tem se tornado uma alternativa importante, na idealização de mecanismos que mantenham os pequenos agricultores familiares capazes de competir com os grandes produtores, investindo em tecnologias de última geração.
Tecnologias Sociais
Por definição, as TSs não são tecnologias advindas do setor industrial propriamente, mas são criações práticas de baixo custo e que são desenvolvidas a partir do potencial existente nas localidades, com uso sustentável, quando comparado ao praticado pelo agronegócio. Tecnologias como a de o uso de garrafa PETs na construção civil, ou de iluminação natural em residências da população de baixa renda ou ainda, como desejado neste projeto, de pequenas automações utilizando lixo tecnológico e/ou hardware de baixo custo, são exemplos de TS.
Automação no Campo:
Utilizada para minimizar as atividades repetitivas
Alfabetização Digital:
Treinamento tecnológico oferecido à comunidade
Sensoriamento Remoto:
Aplicação de sensores e microprocessadores no campo
Softwares:
Desenvolvimento de programas que beneficiam a produção e administração
Agricultura de Precisão:
Mapeamento de territórios e identificação via drone
Energia Renovável:
Uso de fonte limpa para geração de energia elétrica
Notícias do Projeto
bottom of page